Professor Augusto Mesquita
Iniciou os seus estudos musicais em Braga, com o compositor Manuel Faria. Quando veio cursar a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra prosseguiu estudos também no Conservatório Regional, onde foi aluno de Mário de Sousa Santos e de Gilberta Paiva. É diplomado em Piano e Composição pelo Conservatório de Música de Lisboa, tendo frequentado diversos cursos de formação nas áreas a que se tem dedicado.
Autor de peças para piano e de inúmeros arranjos de música coral e instrumental, tem-se apresentado também como pianista a solo e acompanhando outros artistas, com particular preferência pelo Canto, com já várias dezenas de concertos por todo o país. Nos últimos anos dedicou-se também à Direcção e arranjos para Orquestra, realizando concertos cujos programas concebe, envolvendo artistas convidados de renome. Dirigiu musicalmente a Gala do 5º Festival José Afonso, as três edições das “Noites de Conímbriga”, a Gala de Homenagem a António Portugal e Pinho Brojo em Montemor-oVelho, os Concertos de Aniversário do Coro dos Antigos Orfeonistas e do Clube de Empresários de Coimbra, a Gala “Amar Timor”, promovida pela AMI e o Concerto do “1º Dia Mundial da Voz”, entre muitos outros.
Foi Director Artístico e Maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra desde 1992 até 2003, renovando o repertório do Coro, que sob a sua direcção gravou um CD em 1994, um segundo, em 1995, com a Orquestra Filarmónica de Londres, e um terceiro, em 1998, sob o título “Alleluya”, do qual é também produtor. Com este Coro apresentou-se em Portugal e em mais de duas dezenas de países em cerca de cinco centenas de espectáculos.
Dirigiu também o Coro da Administração Regional de Saúde, o Coro de Câmara de Coimbra e o Coro de Câmara do Conservatório de Música de Coimbra. Desde a sua fundação em finais de 2002 que é maestro do Coro “ADVOCAL” constituído no seio do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados.
Assumiu em Agosto de 2003 a Direcção Artística da Orquestra dos ANTIGOS TUNOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA e no ano de 2006 do Coro Alma de Coimbra.
De 1994 a 1999 foi Presidente da Direcção do Conservatório de Música de Coimbra, onde actualmente é professor do Quadro de Nomeação Definitiva e assegura a direcção da Orquestra Clássica. Em 10 de Junho de 1997 foi agraciado por S. Ex.cia o Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
![]() |